Como passar no vestibular, por Daniel Iran

Em primeiro lugar, aviso que esse é um ‘guia’ muito relativo. Até pq eu nao sou ninguem pra escrever esse tipo de coisa e voce é diferente de mim. Se tudo o que eu fiz funcionar com voce, otimo, e sinceramente, é isso o que eu espero.

Meu primeiro vestibular foi o 2009. Eu era tao medíocre nessa epoca que cheguei a achar que só Física e Química iriam me aprovar na UFRJ, minha tao sonhada (e hoje realizada) universidade. Esse é o maior erro que voce, vestibulando, pode cometer. Visava o curso de Engenharia Quimica e corria de Matematica (em 2008) com todas as minhas forças. Um outro erro fatal. Além disso, nao dava tanta importante pra Portugues, Biologia, e outras coisas que atrapalhavam a minha vida. Conclusao: vestibular 2009 foi um aprendizado de COMO NAO PASSAR NO VESTIBULAR.

Os erros cometidos no ano de 2008 foram importantes pro ano de 2009. Ano passado fui fazer curso no Ponto de Ensino, um colegio muito conceituado na area das ciencias exatas. Um privilegio estudar lá com 2 amigos que foram da minha sala em 2008, Bruno e Bernardo. Mas mesmo com sua companhia, eu me sentia numa guerra sozinho.

Eu e 3 grandes viloes: UFF, UERJ e UFRJ. E diante disso, eu tinha que encontrar um modo de nao ficar louco e conseguir aguentar 1 ano de estudo intenso. Alguns dos fatos acima escrevi porque sei que muitos vestibulandos podem se encontrar em situaçoes parecidas, se sentindo meio ‘ sozinhos ‘ ou achando impossivel passar, nao sabendo como estudar nem o que estudar, e outras coisas. Mas chega de falar da minha vida e vamos ao seu futuro. Existe uma serie de ‘mandamentos’ pra voce manter sua cabeça no lugar e nao se sentir abalado pela pressao que é exercida sobre voce, E SOMENTE SOBRE VOCE, no ano de vestibular.

Enfim: 1. Seja frio

Esse talvez é o ‘mandamento’ mais importante que ja me passaram. Estudei no Centro Educacional Nilopolitano, e meu professor de Física, Wildson, falava isso muitas vezes em sala de aula. Ele costumava dizer: “Duas coisas que vao fazer vc nao passar: Namorado(a) e problema em casa. Se voce tiver com cabeça pra conciliar esses problemas, voce entra. Mantenha a cabeça fria. “ O que eu quero dizer com isso é que é muito importante voce, dentro da sala de aula, ou do curso, esquecer de tudo e de todos pra conseguir se concentrar. Se nao por mais que voce saiba a materia, voce nao vai conseguir chegar na resposta.

Aos que tem problemas com o coraçao: se essa pessoa que fica enfiada na sua cabeça nao sair por bem, terá que sair por mal. Arranje um jeito de esquece-la pelo menos de segunda a sexta. Se ela realmente gosta de ti, vai entender porque a deixou de lado por algum tempo. Só fica ligado porque tem varias ‘de segunda a sexta’, entao é bom voce saber controlar o coraçao pra ele nao afetar teu cerebro. Seja frio, finja que ela nao existe, e foque no que voce realmente quer naquele momento. Problemas em casa? Reze. Reze muito, acredite que Deus vai fazer voce esquecer disso pelo menos de segunda a sexta. É tudo que eu tenho pra dizer sobre isso.

2. Use sua inteligencia contra voce mesmo Independente do seu curso e se voce é do Rio de Janeiro, voce vai fazer prova de Matematica na UFF, na UERJ e no ENEM. No ENEM, Matematica tem um peso absurdo, ja que as questoes que a galera mais erra sao as que valem mais pontos e ja que todo mundo é ruim em Matematica. Agora me diz, POR QUE vc nao estuda Matematica? Se voce vai fazer no MINIMO três provas de Matematica e continua nao estudando Matematica, voce nao sabe usar sua inteligencia pra estudar. Se voce é como eu, quer um curso de exatas e nao faz a minima ideia do que é Historia e Geografia, e além disso precisa ter um bom resultado na primeira fase da UERJ, use sua inteligencia contra si: estude MUITO Historia e Geografia pelo menos até a prova da UERJ. Nao tem como voce ficar pior nisso do que já foi ( ou ja é, como eu rs ).

A ideia desse ‘mandamento’ é voce saber estudar as coisas certas nas horas certas. As materias importantes vem primeiro: Portugues, Matematica, Redaçao, Especifica mais facil (pra voce nao errar questao facil), Especifica DIFICIL (leia-se Física, muito facil de complicar sua vida com ela, ou Historia tambem) pra voce acertar as questoes dificeis que ninguem vai acertar. Vai la, estudou Matematica, fez todas as primeiras fases e nao tem mais prova de Matematica pra voce fazer? É obvio: esqueça matematica e engole tuas especificas e Redaçao.

Algumas situaçoes pelas quais eu passei: A prova de Quimica da UFRJ é a mais tranquila, entao por isso voce nao precisa estudar muita Quimica. ERRADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ESTUDA Quimica, mesmo a prova sendo facil, pq NINGUEM erra questao facil, e voce vai ser o felizardo que vai errar se nao estudar pra uma prova FACIL!

A prova da UFRJ de Física é a mais insana que tem, na sua opiniao? Nao preciso nem falar nada né? Estuda Física igual um desgraçado pra acontecer com voce o que aconteceu comigo: SE A PROVA VIER FACIL, VOCE TIRA NOTÃO(8, 9, quiçá 10), SE A PROVA VIER DIFICIL, VOCE TIRA NOTÃO (5, 6, quiçá 7. Dodoizinhos, 9, 10).

Seja esperto cara, nao fuja de nenhuma materia. Encare todas elas em ordem de prioridade. Qualquer lugar tu vai fazer prova de Portugues e Redaçao, entao se voce nao quiser estudar, como eu nao quis, estuda pelo menos faltando uns 2 meses pras tuas segundas fases. Nao caga pra nenhuma materia porque quem passa nao faz isso (exceto alunos IME/ITA).

3.Ouça música, leia textos, etc Voce é ser humano e tem emoçoes dependendo do momento no qual voce se encontra. Pra voce ter emoçoes e pensamentos bons nesse caso especifico (vestibular, voce tem q passar, senao sua vida vira uma merda) procure textos e musicas que te coloquem pra cima. Uma que martelava minha cabeça: “Nunca, nunca, nunca, nunca, nunca desista” (Winston Churchill) [atençao específicos de Matematica: tatuem essa frase nas costas da mão].

Algumas outras: ” Put your faith in more than steel ” Thrice-Of Dust and Nations ”

And as a race we look back and we’ve come so far ” Avenged Sevenfold-The Fight ”

“I will fight, one more fight. Should I fight for one last time or let it die? ” Bullet for My Valentine-Last Fight

Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais. Mas, se você tiver grandes sonhos… seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem. Por isso, meu ardente desejo é que você NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS.

Cara, sem sacanagem nenhuma, isso é muito importante e crucial. Eu to falando só da area de exatas aqui nesse texto, porque no final do ano, quando voce nao consegue resolver uma questao, voce fica se achando um merda. E essas frases, textos, sao pra te colocarem pra cima quando voce estiver achando que é um inutil e que nunca vai somar 30 pontos na prova da UFRJ. Essa parte é crucial: procure coisas que façam voce se sentir poderoso, capaz de fazer algo que poucos sao capazes de fazer (frase confusa).

4.Reze Acredite que uma força superior vai olhar pra voce e falar ” É, esse vagabundo fez tudo direitinho, ele merece! ” e suas notas virao todas acima do esperado e magicamente, sua vaga estará lá te esperando.

Deus é justo! Quero muito ajudar pessoas que eu conheço que estao fazendo vestibular. Como sao ‘mandamentos’ meio generalizados, isto é, que podem afetar qualquer pessoa, creio que eles se sairão bem.

A ultima coisa que eu peço: Se nao passar esse ano, nao desista. Procure saber o que voce fez de errado e o que voce nao fez e FAÇA TUDO AO CONTRARIO! 2008- Estudava só FISICA e QUIMICA. Cagava pra Matematica e o resto. Achava Portugues um lixo e achava que eu era bom em Redaçao. 2009-Estudei Matematica desgovernadamente (pra tirar 3.25/10 na UFRJ, ok, bjs), ficava na disciplina nas aulas de Portugues, fiz inumeras redaçoes quando estavam chegando as provas de 2ª fase ( e que Deus seja louvado, fiz uma redaçao UM DIA ANTES da redaçao da UFRJ e descobri um bizuzao ninja pra fazer dissertaçoes.

Fiz e tirei 7.63 :B ) e Historia/Geografia eu safei.

Conclusao: Aprovado em Engenharia Quimica na UFF e na UFRJ ( e em um curso doido na IFRJ)

UERJ, vai a merda!

Abraços! BOAS PROVAS!

Anúncios

6 thoughts on “Como passar no vestibular, por Daniel Iran

  1. nossa simplismente adorei o que voce postou aqi, me identifiquei muito muito serio!
    nossa parece que foi escrito pra miim!
    ei, obrigadoo viiu..
    me deu uma ajuda tremenda!
    😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s